segunda-feira, 14 de março de 2016

Las Vegas investe em postes movidos a energia solar

Localizada no meio do deserto, a “Disney para adultos” Las Vegas decidiu aproveitar a abundância de incidência solar para iluminar suas ruas à noite. O plano só virará realidade graças ao desenvolvimento de postes inteligentes e altamente tecnológicos. As estruturas deverão ser instaladas primeiramente na Praça Boulder e poderão ganhar a cidade toda caso o experimento ocorra de acordo com o planejado.

Os postes contam com o revestimento de placas solares de alta absorção, capazes de armazenar a energia durante o dia e utilizá-la no período da noite. Além disso, o projeto prevê um sistema que consegue identificar a aproximação de um pedestre. Assim, a intensidade da luz permanece média enquanto não houver ninguém na rua, mas aumenta quando percebe a aproximação de uma pessoa.


Como se não bastasse a tecnologia sustentável, os postes possuem sensores que medem a qualidade do ar, fazem o monitoramento do trânsito e da via e detectam água. As informações são transmitidas via nuvem para uma central que une todos os dados disponíveis pela cidade. Para quem está a pé, os postes ainda oferecem wifi de graça e duas entradas USB para a recarga de celulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário