As lulas são, na verdade, moluscos, embora tenham uma aparência um tanto diferente de seus parentes, os gastrópodes (lesmas), e os bivalves (mariscos). Ao contrário de outros moluscos, que possuem uma casca externa dura, a lula possui um corpo externo macio e uma casca interna. As lulas fazem parte da classe Cefalópodes (o que significa "pés na cabeça"), um grupo que também inclui o polvo, o choco e o náutilo. Os cefalópodes são divididos ainda em octópodes, com oito tentáculos (polvo) e decápodes, com dez tentáculos (choco e lula).
Uma variedade de cafalópodes na subclasse lt;igt;coleoidalt;/igt;, que inclui lula, polvos e choco, de Ernst Haeckel /Imagem de domínio público
Uma variedade de cafalópodes na subclasse coleoida, que inclui lula, polvos e choco, de "Art Forms of Nature" de Ernst Haeckels

A lula surgiu durante um estágio particularmente generoso na linha do tempo ecológico - há 500 milhões de anos durante o período cambriano. Surgiram tantos grupos de animais diferentes nesse período que os cientistas o chamaram de "explosão cambriana". Originalmente, existiram milhares de espécies de cefalópodes. Atualmente, permanecem somente quatro - lulas, chocos, polvos e náutilos.
A lula mais antiga provavelmente era a criatura mais lenta que vivia nas águas rasas. Hoje, as lulas são criaturas versáteis - podem construir suas casas em uma variedade de ambientes marinhos, do mar profundo às águas superficiais do litoral.
A lula possui vários tamanhos e aparências. Podem variar de 2,5 centímetros a mais de 20 metros de comprimento. A maioria das lulas tem um corpo alongado, em forma de tubo, com uma pequena cabeça. Possuem 10 tentáculos (dois deles são mais longos para agarrar a presa), alinhados com as fileiras de ventosas. Algumas variedades possuem ganchos semelhantes a garras no lugar das ventosas ou junto com elas. No centro dos tentáculos existe uma boca com um bico semelhante ao de um papagaio que envolve uma língua óssea afiada (chamada rádula). Os olhos das lulas são grandes e ficam nas laterais de sua cabeça.
Anatomia da lula
As lulas são, junto com os polvos, alguns dos mais inteligentes dos invertebrados (animais que não possuem coluna vertebral), com um cérebro bem desenvolvido e maior em relação ao corpo dos animais do que a maioria dos peixes e répteis. Além disso, possuem um sistema nervoso sofisticado.
O corpo das lulas é envolvido em uma cavidade muscular e macia chamada manto, que fica atrás da cabeça. À medida que a água circula na cavidade do manto, ela passa pelas guelras, e a lula absorve o oxigênio para respirar. Abaixo da cabeça, existe um tubo chamado funil. Os excrementos são expelidos por meio do funil, assim como a tinta de defesa das lulas.
Na próxima seção, aprenderemos mais sobre os hábitos de uma lula e sobre a forma como ela utiliza seus funis.